Desafio Criativo M.M.A. – Moda, Música & Arte 2022

Nesse artigo vamos contar um pouco sobre o Desafio Criativo M.M.A. – Moda, Música & Arte – que aconteceu entre março e abril aqui no Armazém da Criatividade!

Organizado pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), o Desafio M.M.A foi uma competição criativa entre duas equipes, mentoradas por profissionais de renome nas áreas de arte, design, fotografia, moda, cenografia, fotografia e audiovisual. 

Com o propósito de estimular o pensamento criativo e o trabalho em conjunto, o objetivo do Desafio M.M.A foi incentivar o desenvolvimento de um território experimental na área da Economia Criativa e da inclusão social

Assim, os pilares do evento foram três: a equidade de gênero, o talento e a sustentabilidade.

Prezando pela promoção da diversidade e inclusão social, a chamada de candidatos teve um enfoque na seleção de mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Já a respeito da sustentabilidade, os propostas submetidas ao Desafio M.M.A foram alinhadas sob a mesma temática em comum: “Reciclos criativos: para novos olhares, outras narrativas e muito além”.

As atividades foram desenvolvidas ao longo de cinco semanas, nas quais as equipes se reuniram presencialmente no ecossistema do Armazém da Criatividade. Nos encontros, sempre aos sábados, as equipes realizavam uma nova etapa da competição e seus desempenhos eram registrados e avaliados.

A classificação final, no entanto, foi definida no Evento de Encerramento do Desafio M.M.A., que aconteceu no dia 28 de abril. Nesse evento, os projetos desenvolvidos foram avaliados pelo público e por um sistema de votos online.

Como todo bom desafio, a equipe vencedora recebeu uma premiação especial. Os participantes vitoriosos, além de receberem R$1.500,00 pela parceria com a Nacional Têxtil, foram contemplados com:

  • Participação gratuita da jornada empreendedora do Armazém da Criatividade;
  • 30 horas da utilização da estrutura (espaços e equipamentos) do Armazém da Criatividade para fins profissionais;
  • passaporte de um ano para os Laboratórios de Empreendedorismo Digital;
  • Um (1) kit Santana Têxtil e Nacional Têxtil;
  • Um (1) ano de coworking nas instalações do Armazém da Criatividade;
  • Lançamento individual e mídia programada para os vencedores. 

Tudo isso, é claro, foi feito após um processo seletivo cuidadoso. Venha conhecer um pouco de como os participantes foram escolhidos!

COMO FOI O PROCESSO SELETIVO DO DESAFIO M.M.A.?

As inscrições foram realizadas de forma online, entre os dias 13 de dezembro e 25 de janeiro. Para participar, alguns pré-requisitos foram estabelecidos: ser maior de 18 anos; residir no Estado de Pernambuco; ser mulher ou LGBTQIA+; e concordar com os termos de autorização de uso de imagem.

Além disso, os participantes tiveram que submeter um breve vídeo de autoapresentação contando um pouco de sua experiência. Eles também selecionaram um dos Eixos Criativos estipulados pelo Desafio, de forma a selecionar as áreas que gostariam de atuar.

O Eixo 1 foi composto pelas áreas de Moda, Fotografia e Audiovisual; enquanto o Eixo 2, por Arte/Design e Cenografia.

Finalizada a etapa das inscrições, a organização do Desafio M.M.A. deu início ao processo seletivo dos participantes. Eles passaram um pente fino nos formulários, de forma a eliminar aqueles que não cumpriram os requisitos de participação, além de excluir propostas com conteúdos ofensivos ou discriminatórios.

A segunda etapa do processo seletivo contou com o Momento Pitch, realizado de forma presencial no Armazém da Criatividade. Nele, os candidatos selecionados tiveram um espaço para contar sobre suas motivações e ambições em integrar o Eixo Criativo optante, bem como relatar suas experiências prévias na atuação na área. Essa fase contou com a presença de uma comissão avaliadora que analisou a fluidez e objetividade do candidato.

Para a composição do evento, foram selecionados 13 participantes para compor as equipes, de modo que uma ficou com 7 e a outra com 6 integrantes. Venha dar uma olhada no perfil dos candidatos selecionados, suas equipes e seus mentores!

CONHEÇA AS EQUIPES E MENTORES DO DESAFIO CRIATIVO M.M.A.

A equipe do Eixo 1, que atuou no Eixo Criativo da Moda, recebeu a mentoria de Nestor Mádenes. Com mais de 25 anos de carreira e atuação em diversos ramos da área, Nestor é diretor criativo, editor de moda e CEO da S7YLING.

Ele foi o responsável pela coordenação dos participantes: Elanie Souza, Juannita Iyra, Marivaldo Ferreira, Mariana Granja Leite, Marcelo Mendx, Bruna Carolina dos Santos Melo e Maria da Conceição de Lima Gadelha Gulde. Vocês podem conferir o trabalho individual dos participantes no nosso post no Instagram!

No Eixo da Moda, os participantes se propuseram a desenvolver um projetos de vestuário Conceitual e Comercial para apresentação em desfile dentro da temática estipulada.

Já os participantes do Eixo 2 trabalharam no ramo da Cenografia. Eles foram orientados pelo artista plástico e designer multimídia Leopoldo Nóbrega, fundador do espaço Arte Plenna Multicultural.

A equipe, que você pode conferir por completo nesse post, foi composta por: Creuza Verônica dos Santos, Danylla Gouveia, Gabriel Teófilo, Íris Marcolino, Bárbara da Costa Gruner e Angélica Daniella Braz Costa.

Neste Eixo da Cenografia, a equipe ficou responsável pela elaboração de artefatos com resíduos do Polo Têxtil e de Confecções, para construção de cenografia e decoração de ambientes.

Todos eles atuaram no espaço do Armazém da Criatividade de Caruaru, o hub avançado de inovação do Porto Digital. 

O QUE ELES DIZEM: O DEPOIMENTO DOS PARTICIPANTES DO M.M.A.

Após a finalização do Desafio M.M.A., entramos em contato com os participantes e eles nos contaram como foi a experiência na competição.

Assim, o designer de moda Marivaldo Ferreira, que participou do Eixo 1, conta como foi atuar na equipe de Moda:

“Participar do M.M.A. foi desafiador, assim como esperava. Foi uma experiência incrível, fiz mais do que eu mesmo esperava com o esforço e confiança sempre. Minha experiência é na costura, mas acabei criando 6 peças sozinho sem base de modelagem, e graças a Deus deu certo.

Falar do Armazém da Criatividade é falar de luz, que lugar maravilhoso e aconchegante! Nas poucas horas que passei lá, eu me sentia em um lugar fora desse mundo. Enfim, só tenho a agradecer a todos que participaram, e os mentores em especial o Nestor que é um grande profissional e me ensinou muito. Gratidão!”

Marivaldo Ferreira

A estudante de design de moda Elanie Souza, que também participou do Eixo 1, conseguiu mostrar ao público seu trabalho com a reutilização de resíduos têxteis e de materiais não vistos como arte ou moda – por exemplo, com um figurino composto de ossos! Ela nos traz um depoimento incrível dos frutos que colheu ao participar do Desafio M.M.A.:

“Tive o prazer de participar do M.M.A. e pra mim foi uma sensação de um prazer que estou até agora colhendo os frutos. Eu venho de um processo muito doloroso e de muito aprendizado.

Quando eu tive a oportunidade de me inscrever e ver que foi possível ser selecionada a participar do M.M.A., eu comecei a entender que poderiam surgir novos caminhos e novas possibilidades na minha vida profissional e pessoal. E isso realmente tá acontecendo! Eu estou desfrutando de feiras, de espaços que estão me chamando para que eu compactue minhas ideias, meu aprendizado e a minha experiência de tantos anos na confecção.

Além disso, consegui muitos contatos e estou tendo a oportunidade de conversar com um jornalista mundialmente conhecido – e ainda consegui uma bolsa integral de um workshop com ele. Ou seja, o Armazém da Criatividade realmente está sendo um rio que está me levando a caminhos que até então eu não via que eram possíveis!”

Elanie Souza

Para finalizar, temos o depoimento da fotógrafa Mariana Granja que também atuou no Eixo 1. No Desafio M.M.A., ela experimentou a fotografia de moda – um campo que ela nunca havia trabalhado antes – e conta como o entrosamento entre os participantes foi incrível:

“Nós fizemos uma bela parecia entre os integrantes. A equipe que eu estava, coordenada pelo Nestor, conseguiu unir um trabalho ao outro: fotografei os looks que Bruna criou, com o styling produzido por Marcelo e etc. Ou seja, vimos a importância de fazer networking.

Saímos do desafio com um saldo muito positivo. Tivemos um entrosamento muito bacana, temos até planos de como vamos continuar esse projeto futuramente. Isso atiçou a vontade de cada vez mais investir em mim. Tudo isso também envolve a Economia Criativa: entender de que maneira a gente pode trabalhar e lucrar realmente com isso.”

Mariana Granja

Ela também comenta um pouco sobre o espaço do Armazém da Criatividade e das produções que fizeram nele. A infraestrutura do espaço permitiu a impressão em sublimação no Espaço Epson, onde eles produziram uma série de fotos com mais de dois metros de altura cada. Ela resume:

“O Armazém da Criatividade é um espaço realmente incrível. Caruaru precisa ter mais conhecimento desse espaço. Ás vezes, as pessoas não vão atrás porque pensam que ele é inacessível, então ainda falta muito o entendimento da comunidade sobre o Armazém – o que é, como funciona, qual é a proposta, como elas podem utilizar. O Armazém instiga a Criatividade.”

Mariana Granja

CONCLUSÃO: O SUCESSO DO DESAFIO CRIATIVO M.M.A.!

Em suma, o Desafio M.M.A. teve como propósito principal estimular o pensamento criativo e o trabalho em conjunto. Além disso, o objetivo foi incentivar o desenvolvimento de um território experimental na área da Economia Criativa e da inclusão social nas áreas de arte, design, fotografia, moda, cenografia, fotografia e audiovisual

Como podemos ver pelos resultados do evento e dos depoimentos dos participantes, tudo isso foi alcançado com muito sucesso! Vimos que, apesar de apenas uma equipe ter saído como vencedora, todos os participantes colheram excelentes frutos com o Desafio – através do trabalho em equipe, do desenvolvimento de habilidades específicas, da oportunidade em desfrutar da infraestrutura do Armazém da Criatividade e muito mais.

E aí? O que vocês acharam do Desafio M.M.A?

Para não perder nenhuma oportunidade de projetos como esse, continue nos acompanhando aqui no Armazém da Criatividade e também no Instagram!

Rolar para cima