Turismo em Caruaru | Briefing de Inovação | Observatório do Amanhã

O Observatório do Amanhã tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo sustentável de treinamento voltado para a construção de briefings de inovação a partir do mapeamento de movimentos emergentes na sociedade e do levantamento e identificação de desafios a serem solucionadosna comunidade local, bem como em negócios e empresas.

Foco na viabilização de ações com potencial para transformação e incentivo às práticas de Inovação Aberta enquanto ação estratégica do Armazém da Criatividade no mercado de Caruaru.

Abaixo colocamos um resumo de um de seus Brefings, além do PDF completo, com a temática:

Turismo em Caruaru | Transformando o Setor por Meio da Tecnologia

As atividades do programa Observatório do Amanhã se concentram no levantamento de dados que contribuem para ações estratégicas e práticas inovadoras que permeiam o âmbito de negócios, cultura e sociedade que podem servir como propostas futuras a serem realizadas pelo Armazém da Criatividade.

Os problemas aqui pontuados, é o agrupamento do que foi levantado pelos estagiários através de técnicas de Brainstorm e da ferramenta How Might We (Como podemos) como forma de compreensão e análise do contexto.

A ferramenta How Might We (como podemos), colabora para o cenário de possíveis oportunidades. É uma ferramenta que ajuda a resolver desafios pensando em diversas soluções para um determinado problema.

Brainstorm:

  • Aumento do turismo doméstico: Com as restrições de viagens internacionais em decorrência da pandemia da COVID-19, espera-se um aumento significativo do turismo doméstico, com os brasileiros redescobrindo as belezas do Nordeste.
  • O Nordeste irá diversificar suas ofertas turísticas, promovendo o ecoturismo, turismo cultural, turismo de aventura e turismo rural, explorando suas áreas naturais preservadas, patrimônio histórico e tradições culturais únicas.
  • Surgimento de viagens mais personalizadas e importância da saúde pública com o pós pandemia.
  • O Nordeste continuará a ser um destino popular para eventos e festivais.
  • Para atender ao aumento da demanda, espera-se que a infraestrutura turística do Nordeste seja aprimorada, com melhorias nos aeroportos, estradas, hotéis e instalações turísticas em geral.
  • Esforço em promover uma conexão com o local visitado, seus habitantes e modo de
    vida.

HowMightWe(Como Podemos):

  • Como facilitar para o turista o conhecimento da cidade por meio de aplicativos?
  • Como podemos captar a história local através do aplicativo?
  • Como podemos tornar a visita a Caruaru mais interativa?
  • Como podemos transformar o turismo local por meio do aplicativo?
  • Como podemos identificar grupos interessados em aplicações tecnológicas no turismo?
  • Como instigar o uso do guia para além dos habitantes?
  • Como gamificar as visitas turísticas?

Proposta:

A proposta de inovação criada pelo grupo de estagiários consiste em pensar na elaboração de um aplicativo que facilite os moradores e turistas da cidade de Caruaru a explorar os atrativos da cidade. A intenção da proposta é que por meio do aplicativo, os usuários obtenham informações sobre os pontos turísticos da cidade (como rota, horário de funcionamento e um breve histórico sobre o local) além de ter acesso à uma área com os possíveis eventos da semana, possibilitando o usuário de não só adquirir
conhecimento, mas sobretudo vivenciar a experiência local.

Essa proposta foi pensada a partir da ideia de aliar o turismo às facilidades proporcionadas pela tecnologia. Assim, por meio das pesquisas realizadas foi possível perceber que a cidade não dispõe de aplicativos voltados para esse serviço. Também foi possível perceber que a população carece de informações sobre os roteiros, patrimônios e eventos que ocorrem em Caruaru. Diante da constatação da pouca divulgação pensou-se na ideia da criação de um aplicativo que viabilize oferecer informações de forma interativa, tornado a experiência com o aplicativo mais divertida ao elaborar um sistema de pontos e conquistas ao passo que novos pontos turísticos são visitados.

Para levar essa ideia adiante foi preciso dar andamento às pesquisas sobre o turismo na cidade de Caruaru e sobre os interesses da população em experimentar e desfrutar das facilidades geradas pelo aplicativo.

Leia o Relatório Completo

Rolar para cima
Pular para o conteúdo