O Programa de equidade de gênero e empoderamento feminino, o Mulheres em Inovação, Negócio e Artes (M.I.N.As) tem como objetivo atuar com estudantes, mulheres profissionais e negócios femininos. Atuamos em alinhamento aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 na ONU, principalmente educação de qualidade, equidade de gênero e redução das desigualdades.
Os mais recentes projetos do MINAs incluíram:
CLUBE DE CIÊNCIAS
Durante os clubes de programação fomos percebendo o quanto era necessário sensibilizar as estudantes para que elas entendessem que lógica, matemática, programação e robótica também era uma possibilidade a seguir. Diante disso, entendemos que era necessário uma sensibilização desde a primeira infância para que as meninas cheguem ao ensino médio com este acesso consolidado enquanto realidade. Por isso, mapeamos uma ONG na cidade de Caruaru que atende em média trinta meninas de 5 a 15 anos de idade e realiza com elas um trabalho de resgate de futuro e de autoestima.
O clube de ciências tem 8 encontros que acontecem a cada sábado e o objetivo é que as meninas desenvolvam um projeto que olhe para sua comunidade, bairro periférico em Caruaru, atentas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
CLUBE DE PROGRAMAÇÃO MINAs
Clube exclusivo para meninas e mulheres com o objetivo de incentivar as suas inserções nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). Através da aprendizagem sobre lógica de programação, simuladores e microcontroladores e arduino. O clube de programação para estudantes do ensino médio é uma criação do Armazém da Criatividade e do programa de equidade de gênero do Porto Digital, o MINAs, para fomentar a inserção de meninas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI).
Foram criados em 2021 quatro clubes de programação com 60 vagas e em 2022 foram seis clubes de programação para 120 meninas de escola pública de Caruaru. Durante o clube de programação MINAs elas aprenderam sobre: Introdução a lógica de programação (Scratch), Microcontroladores e simuladores (Tinckercad + Arduino), Arduino (Projetos) e Projeto Final com duração de 4 (quatro) meses.
Este ano tivemos uma novidade. As meninas do clube de programação aprenderam sobre empreendedorismo. Em parceria com o Sebrae Caruaru, elas tiveram palestras sobre: comportamento empreendedor, lean canvas, prototipagem e pitch. Nossa intencionalidade é que elas possam direcionar todo esse aprendizado para a vida delas.
Além disso, tivemos um clube de programação com foco na formação de professoras, que surgiu da necessidade de levarmos o conhecimento em programação para mais escolas e, portanto, para mais meninas. Nesse sentido foi criado o primeiro clube direcionado para professoras com o intuito de que elas sejam multiplicadoras deste conhecimento em suas aulas ou até mesmo que recriem o clube de programação em seus espaços de trabalho. Foram disponibilizadas 20 vagas para professoras de escolas públicas ou particulares de todo Agreste Pernambucano.
HACKATON MINAs
O Hackathon surgiu a partir da demanda das estudantes do ETE Porto Digital, então, a partir da trilha em design UX e UI, criação de sites e python, foi desenhado este evento em parceria com a Escola Técnica Estadual e a Empresa Verdanatech que foi nossa parceria com as premiações para os segundos e terceiros lugares, bem como, com o espaço para realização do evento. Contamos com uma equipe de voluntários de diversas áreas para serem mentores e avaliadores dos projetos desenvolvidos.
IDEATHON
O ideathon.edu – Escola Diversa e Inclusiva foi uma realização do MINAs e do Armazém da Criatividade em parceria com a ASCES-UNITA, o IDEATHON é uma maratona de ideias por uma escola inclusiva e diversa, a partir de diretrizes da ONU. Na 1ª fase, em outubro, os/as/es estudantes aprenderam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e elencaram desafios para os objetivos 4 e 5. A segunda etapa do IDEATHON consistiu na proposta de soluções aos desafios por meio de metodologias da @saladeaulaempreendedora.
O evento ocorreu em parceria com o projeto de extensão da ASCES-UNITA “Territorializando os ODS”. Escolas parceiras: EREM Profa. Elisete Lopes; EREM Prof. Vicente Monteiro e Escola Santo Amaro. Foi realizado no dia 25 de novembro presencialmente no Armazém da Criatividade. Além disso, por meio do patrocínio que o programa MINAs recebeu foi possível custear o almoço, lanche e premiação dos/as/es estudantes.
LED MINAS (LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL)
O LED MINAs foi realizado em parceria com o Sebrae e executado pela Power. A formação foi desenhada para que as mulheres participantes ao concluir a trilha de seis semanas de aprendizado e seguissem na jornada empreendedora do Armazém da Criatividade. Foram 18 negócios selecionados com duas sócias, e 12 negócios finalizaram o processo de validação.
LIDERANÇA PARA EVOLUIR
Em conversa com os coletivos de costureiras de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe foi observado a necessidade de mentoria na área de liderança com o intuito de fortalecer o coletivo e a busca por trabalho digno. Assim, acontecerá uma mentoria em 3 (três) módulos com 6 (seis) encontros semanais no formato remoto (online). Cada encontro terá duração de 2 horas e serão contempladas 15 (quinze) mulheres, entre elas, mulheres cisgênero e transgênero.
MINAs.edu
O MINAS.edu é uma ação do MINAs para conectar mulheres universitárias interessadas em atuarem como embaixadoras. A ideia é que elas possam receber uma formação por intermédio do MINAs em gênero e diversidade e ampliar essa discussão nos espaços acadêmicos, seja no formato de grupos de discussão ou de organização de movimento estudantil. Além disso, as embaixadoras do MINAs podem atuar como facilitadoras e/ou mentoras em ações realizadas pelo MINAs e que estejam em alinhamento com as áreas de formação.
MINAs POD
Um canal de comunicação, conteúdo e conexão com as meninas e mulheres do nosso ecossistema. Discutindo sobre toda uma multiplicidade de temas como: inovação, sustentabilidade, gênero, empreendedorismo feminino, mulheres negras, trans e travestis.
MINAs DESENVOLVEM
O MINAs Desenvolvem foi pensado a partir da demanda mapeada com as estudantes do ETE Porto Digital e das universitárias do curso de direito da UFPE. O MINAs Desenvolvem são workshops mensais que ocorrerão durante seis meses nas temáticas de: design UX e UI, criação de sites e python. Em cada trilha mensal (design UX e UI, criação de sites e python) foram abertas 25 (vinte cinco vagas).
MINHA MODA AUTORAL
O projeto Minha Moda Autoral é um programa MINAs e o Armazém da Criatividade. O projeto Minha Moda Autoral teve como objetivo qualificar o empreendedorismo e formação técnica em moda autoral. A qualificação aconteceu em nove módulos durante três meses intercalados entre presencial e remoto (online) contemplando 36 (trinta e seis) mulheres das doze regiões de Pernambuco. Durante a formação do Minha Moda Autoral para 36 mulheres com nove módulos de formação, elas também receberam 32 (trinta e duas horas) de mentorias para viabilizar a produção do seu artefato para o desfile e fortalecimento do seu negócio.
MULHERES NO ALTO
O Mulheres no Alto é um projeto desenhado para mulheres artesãs do Alto do Moura em Caruaru. São 40 (quarenta) mulheres que atuam na Economia Criativa. Elas aprendem sobre como potencializar seus negócios femininos a partir da sua localidade e especificidades. A formação acontece em oito encontros semanais nas terças-feiras no próprio Alto do Moura.
TECH MINAs
É um projeto desenhado para mulheres egressas ou graduandas nas áreas de STEM. Com aulas ao vivo e módulos com conteúdo gravado, as participantes vão ter mentoria de carreira para tirar dúvidas semanalmente. As alunas irão aprender sobre Python aplicado a Dados, solução de problemas, Metodologia Ágeis, GitHub, Estatística, Storytelling, Banco de Dados, Business Intelligence, Computação em Nuvem, Soft Skills, Visualização de Dados e Modelos Regressivos. Após o término do programa, as selecionadas irão participar de uma feira de carreiras com empresas parceiras da WoMakers Code e da Porto Digital. O Programa TECH MINAs foi criado para acelerar a empregabilidade de mulheres na área de dados.
TRANSFORMA MEU CURRÍCULO
O TRANSforma meu currículo é uma trilha de aprendizagem, a ideia é que realizemos outras qualificações dentro do projeto TRANSforma meu currículo. Nesta primeira formação, vamos preparar 40 (quarenta) mulheres trans e travestis para participarem de processos seletivos. Para isso, elas aprenderão em cinco semanas: como fazer um curriculo; como fazer e atualizar o Linkedin profissional; passo a passo sobre o processo de registro do nome social; técnicas comportamentais para o processo de seleção na entrevista; técnicas para a comunicação escrita e verbal nos processos seletivos; e produção de vídeos para processos seletivos.
Esta demanda foi direcionada pela NATRAPE e visa conectar-se diretamente com o programa Oportunizar. O oportunizar faz a ponte entre organizações e pessoas trans e travestis para participação em processos seletivos. O MINAs e a NATRAPE buscaram no ecossistema organizações parceiras para auxiliar que as mulheres participassem dos seus processos seletivos e pudessem participar da formação de maneira efetiva. Nós contamos com três GRANDES parceiros que entendem e apoiam a importância desse projeto, são eles o CITI, Comeia Lab e Locus, que juntos, possibilitam que 40 mulheres trans e travestis, possam ter o apoio de uma bolsa que possibilita que participação com qualidade e permanência na formação.