Manual de Funcionamento do AC

Olá! Este artigo é o primeiro de uma série que preparamos para vocês conhecerem tudo sobre o Armazém da Criatividade: nosso propósito, como funcionamos, nossos horários e regras – além de valores e parcerias.

Afinal de contas, o Armazém da Criatividade é o maior polo de suporte à inovação e empreendedorismo do Agreste pernambucano. Além disso, nós atuamos de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia e em estreita articulação com o setor produtivo e com as políticas públicas.

Quem já teve algum contato conosco pode afirmar: participar e usufruir de nossos espaços, tecnologias e equipamentos é uma experiência e tanto! Por isso, nessa série vamos esclarecer todos os pontos para que isso aconteça.

Então acompanhe o nosso Manual de Funcionamento e venha fazer parte disso!

Em primeiro lugar: os eixos norteadores que regem o AC!

Antes de mais nada, vamos dar uma olhada nos nossos três eixos de atuação. Eles são o nosso propósito e o que guia todo o restante das atividades aqui desenvolvidas. São eles: empreendedorismo, equidade de gênero e inovação aberta.

  • Eixo de empreendedorismo: jornada empreendedora com o Mind the Bizz que é programa de pré-incubação e a incubação. A jornada empreendedora possui fluxo contínuo e tem como foco as novas economias, Circular, Criativa e Colaborativa. Tecnologia, Inovação e Impacto são critérios de seleção.
  • Eixo de equidade de gênero: são diversos projetos de qualificação e formação para meninas e mulheres contemplando três eixos: estudantes, mulheres profissionais e negócios femininos. Entre eles: clubes de programação, formação em economia criativa, desenvolvimento de software, análise de dados e moda, por exemplo.
  • Eixo de inovação aberta: Open Innovation Labs, prospecção de empresas do agreste para participar dos programas do Porto Digital, Programas de Inovação social, observatório do amanhã no qual atua em parceria com estudantes das Universidades parcerias para pensar e articular tendências para o futuro, desafios como ideação (Ideathon) e Hackathons. Todos os programas do Armazém da Criatividade conectam todos os objetivos específicos do contrato de gestão.

Todos os eixos são incríveis, não é? Mas, para tudo isso acontecer de fato na realidade, há toda uma equipe que trabalha para que esses programas sejam realizados.

Então venha conhecer também nossos colaboradores, seus setores e atuações!

Quem faz tudo isso acontecer: conheça nossa equipe

Aqui no Armazém da Criatividade contamos com uma equipe sempre disposta a trabalhar em prol de um objetivo em comum: oferecer o suporte à inovação e ao empreendedorismo.

Para nossa melhor organização interna, somos divididos em setores que realizam atividades específicas. Dê uma olhada:

Equipe de tecnologia de informação

Lucas nascimento – Analista de TI

Atribuições: Responsável pelo suporte técnico dos equipamentos (computadores, projetor, cabos, programas e internet), site do AC e laboratórios (reservas, treinamento e termo de uso).
Contato: lucas@portodigital.org

Equipe Administrativa

Carlos Augusto – Analista Administrativo

Atribuições: responsável pelos processos de contratações (pagamentos), prestação de contas, back office do projeto (orçamento para cada rubrica), autorização financeira para coffee e reembolsos de viagens, gasolina e hospedagem. Apoio do setor de Gente e Gestão no AC.
Contato: carlos.augusto@portodigital.org

Yasmim Araujo – Assitente Administrativo

Atribuições: responsável pelos processos de contratações (pagamentos), prestação de contas, back office do projeto (orçamento para cada rubrica), autorização financeira para coffee e reembolsos de viagens, gasolina e hospedagem. Apoio do setor de Gente e Gestão no AC.
Contato: yasmim.silva@portodigital.org

Júlio César – Estagiário PMO

Atribuições: Auxilio pelos processos de contratações (pagamentos), prestação de contas e garantir os padrões dos processos internos.
Contato: julio.cesar@portodigital.org

Equipe Executiva

Pâmela Dias – Gerente de inovação

Atribuições: responsável pela gestão, articulação e estratégia interna e externa do AC, manutenção da relação com os parceiros do ecossistema, mapeamento e conexão de ações para fins de cumprimento de metas. Autorização de parcerias no que se refere a estrutura e laboratórios, por autorização de descontos para empresarial, pela escala de funcionamento do AC.
Contato: pamela@portodigital.org

Laís Queiroz – Analista de inovação

Atribuições: responsável pelo objetivo específico (OE5) e coordena os projetos de inovação aberta: Desafios de Sustentabilidades, Observatório do Amanhã, Desafio Criativo MMA, Colab/Meetups AC+RS Criativo.
Contato: lais.queiroz@portodigital.org

Mirelly Guedes – Analista de inovação

Atribuições: responsável pelos objetivos específicos (OE2 e OE4) e coordena os projetos de empreendedorismo: Jornada Empreendedora (Mind the Bizz, Incubação e Conexão Moda) Led 50+, AC Talks e Rede de mentores do AC.
Contato: mirelly.guedes@portodigital.org

Gabriella Barros – Analista de inovação

Atribuições: responsável pelo objetivo específico (OE3) e coordena os projetos de equidade de gênero: Clube de Programação, Minha Moda Autoral, Transforma meu currículo, Mulheres no Alto e o podcast MINAspod.
Contato: gabriella@portodigital.org

Bono Siqueira – Estagíario de comunicação

Atribuições: responsável por realizar atendimento ao público; comunicação interna e externa sobre as atividades desenvolvidas pela empresa; apoio na organização, apresentação e comunicação aos parceiros sobre os eventos da empresa.
Contato: bono@portodigital.org

Como, quando e onde nos encontrar: conheça nossas formas de contato

O primeiro passo para visitar o Armazém da Criatividade ou utilizar nossos espaços e estruturas é justamente entrar em contato conosco. Por isso, dê uma olhada nos nossos horários e dias de funcionamento:

  • Horário de funcionamento padrão:
    • Das 8h às 20h, de segunda a sexta.
    • Das 8h às 17h, nos sábados

Para entrar em contato, nosso principal ambiente de comunicação é através do nosso site (esse que você está!): armazemdacriatividade.org

Também é possível contactar-nos por Whatsapp através do número (81) 98962-5187 ou pelo nosso perfil do Instagram (@armazemdacriatividade)

Além disso, caso você queira entrar em contato diretamente com o responsável de alguma área, nossos colaboradores possuem e-mails próprios. Eles estão disponível na primeira parte da série sobre o Manual de Funcionamento do Armazém da Criatividade!

Passo a passo: como utilizar a infraestrutura do Armazém da Criatividade

A essa altura, você já deve estar se perguntando quais são os procedimentos necessários para usufruir dos espaços, laboratórios e a infraestrutura incrível do Armazém da Criatividade.

No entanto, antes disso, é necessário que os usuários estejam cientes das nossas regras de convivência aqui do AC – assim, conseguimos manter a nossa excelência no que fazemos. Fique ligado!

Regras de convivência do Armazém da Criatividade

  • Na área de convivência, o uso da sinuca possui horário específico (horário do almoço e final de tarde)
  • Os tacos e bolas devem permanecer guardados e solicitados para o uso
  • As salas vazias do nosso empresarial devem permanecer abertas para facilitar sua visitação
  • Coffee deve ser servido apenas na área do coworking sinalizada por “Café” – ou, mais especificamente, onde está a grande mesa próxima a copa;
  • Avisar à recepção sobre a exclusividade de utilização do coffee por parte do grupo responsável pelo mesmo

Viu? São regras simples, mas necessárias! Agora, vamos finalmente conhecer sobre as formas de utilizar a infraestrutura do Armazém da Criatividade.

Utilização da infraestrutura do AC: Eventos

É simples: o agendamento de eventos acontece por meio de contato direto com a Recepção AC através do telefone ou Whatsapp, pelo número (81) 98962-5187.

Utilização da infraestrutura do AC: Visitas Agendadas (Turmas, escolas, eETEs, faculdades, etc), possíveis parceiros/Ativações de infraestrutura

Agende sua visita através do formuláriohttps://armazemdacriatividade.org/agendar-visita-em-grupo-institucional.

Todo o tour pelos espaços e laboratórios do Armazém da Criatividade ficará sob a responsabilidade de uma das nossas analistas de inovação.

Após toda a programação prevista para a realização da visita ser finalizada, será solicitada a reunião da turma para um registro de imagem (Foto), que por sua vez, poderá ser veiculada nas redes sociais e portal do Armazém da Criatividade.

Os registros fotográficos das visitas técnicas estarão asseguradas sob a assinatura do termo de autorização do uso de imagem, assinado na entrada das dependências do Armazém e poderão ser utilizadas para posterior divulgação pela equipe de comunicação, além do termo de autorização de recepção de e-mails sobre eventos, ações e editais realizados pelo e no Armazém da Criatividade.

Utilização da estrutura do AC: Visitas Situacionais

Em casos de visita não agendada previamente pelo portal do Armazém da Criatividade, orientamos que a recepção consulte as analistas, responsáveis pelos laboratórios e gerentes a respeito de disponibilidade para recepcioná-los – sempre informando que as visitas devem ser agendadas previamente.

Na situação na qual nenhuma pessoa do time do Armazém da Criatividade possa realizar o atendimento, a recepção deve encaminhar o link de cadastro de visitas ao solicitante.

Utilização da estrutura do AC: Laboratórios

Todas as informações sobre a estrutura e utilização dos laboratórios podem ser encontradas em:

https://armazemdacriatividade.org/category/estrutura/laboratorios

Utilização da estrutura do AC: Empresarial e Coworking

Todas as informações sobre a locação de uma sala de empresarial e/ou coworking podem ser encontradas em:

Coworking – https://armazemdacriatividade.org/coworking/

Empresarial – https://armazemdacriatividade.org/empresarial/

Planeje com antecedência: faça sua reserva para salas de reunião e de treinamento!

Para isso, o procedimento operacional para reserva de salas de reunião e de treinamento é:

  • Realizar o agendamento diretamente com a Recepção AC, presencialmente ou pelo canal de atendimento: WhatsApp ou E-mail. Contato: (81) 98962 – 5187 ou recepcao.caruaru@portodigital.org
  • O agendamento precisa ser realizado com antecedência. Sugerimos fortemente que as reservas sejam feitas com no mínimo 2 (dois) úteis antes para sala de reunião; e 7 (sete) dias antes para sala de treinamento.
  • Quando realizar a reserva você precisa informar:
    • A. Qual sua relação com o Armazém da Criatividade (empresarial, coworking, parceiros ou terceiros);
    • Nome completo;
    • CPF,
    • Telefone;
    • Profissão;
    • Endereço completo;
    • Quantas pessoas e qual finalidade do uso;
    • Se a reserva terá coffee break;
    • Se necessita de computadores/projetor/cabos HDMI.
  • O pagamento e assinatura do termo precisam ser realizados no momento de chegada ao Armazém da Criatividade e ao final do uso, caso tenha excedido as horas previstas o acerto do horas extras;
  • Ao final da locação o usuário deverá desligar o ar condicionado e luzes, bem como retornar a chave para recepção.

Informações importantes sobre os pagamentos!

Todos os pagamentos referentes à utilização de espaços do Armazém da Criatividade podem ser feitos por cartão de crédito/débito ou PIX.

Além disso, toda transação financeira deve ser imediatamente reportada para os responsáveis administrativos: Bárbara Rocha (barbara.rocha@portodigital.org) ou Carlos Augusto (carlos.augusto@portodigital.org).

E tem mais: conheça nossas formas de parceria!

Você sabia que o Armazém da Criatividade ainda oferece acordos de parceria? Pois bem, confira a seguir!

Nesse caso, do valor total arrecadado:

  • 80% é destinado para a empresa parceira
  • 20% é destinado para o Armazém da Criatividade

Obs.: Esse valor deverá ser pago necessariamente por PIX.

A parceira concede gratuitamente 20% de vagas para o Armazém da Criatividade, distribuindo preferencialmente entre sua equipe de colaboradores.

A empresa parceira deve ser co-organizadora do curso com o Armazém da Criatividade, usando sua marca e marcando o nosso perfil (@armazemdacriatividade) comunicações sociais.

A parceira concede também 20% de vagas para o Armazém da Criatividade, distribuindo preferencialmente entre sua equipe de colaboradores.

Parcerias para o uso de Laboratórios ou Estruturas:

Para esse caso, o Uso de Laboratórios pode ser permutado em parceria com os seguintes instrumentos:

  • Oferta de um curso, palestra ou oficina;
  • Horas de prestação de serviços para o Armazém da Criatividade (mentoria, assessoria, manutenção técnica, operação de equipamentos);
  • Permuta por insumos.

Parcerias para casos gerais

O parceiro sempre deve oferecer uma contrapartida para o Armazém da Criatividade e registrá-lo devidamente – seja por um contrato de Parceria ou uma simples troca de e-mails institucionais, para situações mais simples.

Toda parceria que envolve uso de estrutura física deve ser acordada com a ciência de Adriano Medeiros (adriano@portodigital.org) ou Lucas Nascimento (lucas@portodigital.org).

Ainda está com dúvidas?! Entre em contato conosco!

Esperamos que, com esse Manual de Funcionamento, fique esclarecido os principais meios para utilizar tudo o que o Armazém da Criatividade tem a oferecer.

No entanto, se restou qualquer dúvida, vamos bater um papo! Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos. Entre em contato conosco pelo telefone e Whatsapp (81) 98962-5187 e converse com a gente!

Continue acompanhando os conteúdos aqui no portal do Armazém da Criatividade! E para não perder nenhuma novidade, nos siga no Instagram, inscreva-se no nosso canal no Youtube e curta nossa página no Facebook!

Rolar para cima
Pular para o conteúdo