Tecnologia e Infraestrutura: segundo briefing de inovação do Observatório do amanha

O Observatório do Amanhã, programa de estágio em inovação aberta do Porto Digital em Caruaru, torna público os resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes do agreste pernambucano, que visam mapear e analisar as condições de tecnologia e infraestrutura na cidade de Caruaru e na região. A ação contou com a reunião de uma equipe multidisciplinar para coletar dados relevantes e identificar macrotendências que possam guiar futuras estratégias de desenvolvimento na cidade.

Ao longo de um semestre, a pesquisa explorou aspectos como infraestrutura urbana, acesso à tecnologia, condições de saneamento básico, e o impacto da automação e da Indústria 4.0 no setor industrial da região. Entre os principais desafios enfrentados, destaca-se a dificuldade em acessar informações atualizadas e confiáveis, fator limitante na abrangência dos dados coletados. Apesar das adversidades, a equipe conseguiu mapear áreas essenciais para a inovação e o progresso da cidade.

Infraestrutura e Saneamento Básico

A pesquisa revelou que, apesar de avanços na pavimentação e na revitalização de áreas como a BR-104, Bairro Indianópolis e a Reserva Florestal da Serra dos Cavalos – que alcançou 60% de conclusão da obra de calçamento da sua estrada de acesso –, a infraestrutura caruaruense ainda enfrenta sérios desafios, especialmente no campo do saneamento básico. Notícias recentes, veiculadas nos portais G1 e CBN, indicam que, apesar de melhorias, o município ainda lida com problemas estruturais, como a falta de um plano municipal de saneamento. Contudo, a transposição do Rio São Francisco, iniciada em 2023, trouxe esperança para o abastecimento de água na cidade.

Educação e Inclusão Digital

Outro destaque da iniciativa foi a análise do acesso à educação e à inclusão digital. Com a pandemia de COVID-19, mais de 200 escolas particulares fecharam as portas em Pernambuco – números do relatório do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado de Pernambuco –, enquanto a infraestrutura tecnológica nas escolas públicas ainda é limitada. Em resposta, Caruaru lançou projetos como o “Primeiros Passos na Inclusão Digital”, focado em introduzir o uso do computador nas escolas de Educação Infantil.

Inovação e Tecnologia

No campo da inovação, o levantamento apontou a presença de startups e a implementação de redes Wi-Fi públicas em Caruaru como sinais positivos. No entanto, a maioria das indústrias locais ainda não adota, plenamente, as tecnologias da Indústria 4.0, como Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, evidenciando uma oportunidade para futuras intervenções estratégicas.

Feira da Sulanca e Polo Comercial

A análise das feiras e do Polo Comercial de Caruaru revelou a necessidade de melhorias em infraestrutura e organização. A Feira da Sulanca, por exemplo, enfrenta críticas quanto à falta de organização e a alta carga tributária, sem um retorno visível em termos de melhorias. Já no Polo Comercial, a falta de automação e o uso limitado de softwares de gestão foram apontados como obstáculos para o desenvolvimento dos negócios locais.

Próximos Passos

Com base nos dados coletados, o Observatório do Amanhã propôs a criação de cursos voltados para inovação, gestão de vendas e automação de processos, visando preparar a população para os desafios do futuro. Além disso, a instituição sugere a implementação de programas de incentivo à adoção de tecnologias da Indústria 4.0 no setor industrial caruaruense, bem como a melhoria da transparência na gestão dos espaços públicos e dos recursos financeiros da cidade.

Sobre o Observatório do Amanhã

O Observatório do Amanhã é um projeto voltado para identificar e mapear movimentos emergentes na sociedade e nos negócios, com o objetivo de transformar práticas e promover o desenvolvimento sustentável nas cidades. Desde 2021, o projeto tem contribuído para a formulação de estratégias inovadoras e assertivas para o crescimento de Caruaru e região.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo