Relatório de Execução Final – Programa de Estágio Observatório do Amanhã

Sumário

1. O programa de Estágio Observatório do Amanhã

O programa:

O Observatório do Amanhã é um projeto em atividade desde o 2º semestre de 2021, e que tem por objetivo identificar e mapear movimentos emergentes na sociedade e nos negócios que tenham potencial de transformação para práticas inovadoras. O projeto engloba a realização de pesquisas e análises com direcionamento para a prospecção, levantando informações que possibilitem a melhor compreensão das dinâmicas dos agentes envolvidos (consumidores, negócios, redes, cidades…).

Desse modo, com a utilização de metodologia de trabalho e ferramentas adotadas para este tipo de investigação, além da parceria com redes de informação e equipe de pesquisadores e estagiários (em parceria com instituições de ensino superior locais), viabilizando o levantamento e tratamento de dados relevantes para a análise e elaboração de ações estratégicas que potencializem o direcionamento e objetividade de programas e ações ofertados pelo Armazém da Criatividade.

Objetivo do Programa no semestre 2022.2:

Desenvolvimento de um modelo sustentável de treinamento voltado para a construção de briefings de inovação a partir do mapeamento de movimentos emergentes na sociedade e do levantamento e identificação de desafios a serem solucionados na comunidade local, bem como em negócios e empresas. Foco na viabilização de ações com potencial para transformação e incentivo às práticas de Inovação Aberta enquanto ação estratégica do Armazém da Criatividade no mercado de Caruaru.

Ações:

  • Trilha de capacitação prática dos estagiários selecionados;
  • Direcionamento de pesquisa com um objetivo definido pelo time do Armazém da Criatividade;
  • Promover um banco de dados sobre as temáticas organizado e clusterizado para fácil revisitação;
  • Construção de um Briefing de Inovação.
\"\"/

Planejamento para o futuro:

“Espera-se que o Observatório do Amanhã possa ser trabalhado como mais um dos serviços oferecidos pelo Armazém da Criatividade para empresários, empresas e organizações locais, trabalhando diretamente com a oferta de relatórios periódicos contendo insights e tendências de mercado atualizadas para a realidade local, bem como oferecidos como serviço de inteligência mercadológica para projetos e demandas específicas de empresas contratantes deste serviço”

Débora Pontes, Analista de Inovação do Armazém da Criatividade

2. Desafios da Sustentabilidade

Contexto:

A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.

Como vimos na introdução, os plásticos são um problema grave para os oceanos. De acordo com estes mesmos dados da ONU, mais de três milhões de pessoas dependem dos mares para sua subsistência. Portanto, a situação atual deve mudar se quisermos cumprir o objetivo 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): \”preservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável\”.

Segundo MANZINI e VEZZOLI, o papel do design industrial é crucial no desenvolvimento sustentável, através da observação, junção e síntese sobre o que é tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, abordando novas propostas de negócio, social e cultural. Eles apontam quatro tópicos onde acontece a manifestação por meio de serviços ou soluções significativas.

Para melhor compreender tudo isto, pode ser útil indicar, e apresentar resumidamente, quatro níveis fundamentais de interferência:

  • O Redesign ambiental do existente;
  • O projeto de novos produtos ou serviços que substituam os atuais;
  • O projeto de novos produtos-serviços intrinsecamente sustentáveis;
  • A proposta de novos cenários que correspondam ao estilo de vida sustentável
MANZINI, VEZZOLI, 2016.

Entende-se que utilizar o design industrial e estratégicas direcionadas através da pesquisa em Design não será o suficiente para penetrar todos os níveis fundamentais de interferência. Faz-se necessário ampliar a gama multidisciplinar para propor estudos em diferentes temas da sustentabilidade, contribuindo para o aporte técnico científico, na documentação e resolução de novos problemas.

Levando em consideração este cenário, para compor o grupo de pesquisa do Observatório do Amanhã, foram escolhidos estagiários de diversas áreas como: Engenharia Ambiental, Jornalismo, Relações Internacionais, Engenharia Química, Design e Direito. No programa, os estagiários participaram de workshops de pesquisa em design para mapear as possibilidades e soluções acerca do problema escolhido em grupo para ser trabalhado por eles.

3. Briefing de Inovação: conceito e definição

Conceito de Briefing

Briefing, é um documento que reúne todos os dados fundamentais para o desenvolvimento de um projeto, se assemelha à um manual de instruções sobre o tema/cliente/projeto.

Conceito de Inovação

Segundo o Manual de Oslo, “entende como inovação a implementação de um produto ou serviço novo ou significativamente melhorado; ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”

Abordando a junção dos dois termos, de acordo com a PIGS (Plataforma Integrada de Geração de Startups), “Por definição um briefing de inovação poderia ser interpretado como um documento ponto de partida para se detectar problemas e oportunidades, organizados de maneira que possam trazer o passado, o presente e os possíveis cenários de mudança para uma área. Entende-se o documento como uma ferramenta que viabiliza a curva de aprendizado, sobre um contexto, dado esse como ponto de partida ou ambiente para ampliação de repertório sobre questões que conduzem à inovação.”

4. A utilização da metodologia como contribuição para criação do Briefing de Inovação

O programa de estágio, contou com trilhas de aprendizado em pesquisa baseado no processo de design chamado Double Diamond. Como o programa é voltado para research e construção de cenários, foi trabalhado apenas a primeira fase do processo, onde através de ferramentas de pesquisa acontece a convergência dos insights, delimitando oportunidades de negócios a serem produzidas no futuro.

A utilização de um método é essencial, tanto para definir estratégias como para o entendimento das práticas e ferramentas que podem ser utilizadas como guia. Com a utilização de um processo, ao fim, é gerado uma extensa documentação que facilita as diretrizes dos próximos passos.

\"\"/

Focado em Research, o primeiro diamante servirá como base para o aprofundamento e levantamento de desafios, aplicando ferramentas de pesquisa para obtenção dos dados.

Exemplificando a jornada do Observatório do Amanhã que foi dividido em 3 módulos, onde os dois primeiros: descobrimento e definição foram realizados pelos estagiários através de workshops/treinamento e o terceiro, de sintetização e organização dos dados, ficou a cargo da instrutora contratada.

\"\"/

5. Problemas levantados

As atividades do programa Observatório do Amanhã se concentram no levantamento de dados que contribuem para ações estratégicas e práticas inovadoras que permeiam o âmbito de negócios, cultura e sociedade que podem servir como propostas futuras a serem realizadas pelo Armazém da Criatividade.

Os problemas aqui pontuados, é o agrupamento do que foi levantado pelos estagiários através de técnicas de Brainstorm e da ferramente How Might We (Como podemos) como forma de compreensão e análise do contexto.

Brainstorm:

  • Coleta de lixo mais precarizada em bairros periféricos
  • Contaminação do solo com fungos e bactérias
  • Descarte incorreto de resíduos de construção
  • Moradores que vivem em locais de difícil acesso
  • Como adaptar às empresas que já estão atuando de forma terceirizada a nova realidade (local)
  • O ambiente onde as pessoas estão inseridas na comunidade não permite que os resíduos delas sejam coletados (becos e vielas; lugares de acesso delicado)

A ferramenta How Might We (Como podemos), colabora para o cenário de possíveis oportunidades. É uma ferramenta que ajuda a resolver desafios pensando em diversas soluções para um determinado problema.

How Might We (Como podemos)

  • Como podemos melhorar a coleta de lixo em bairros periféricos?
  • Como conscientizar a população sobre consumo consciente?
  • Como podemos conscientizar os moradores sobre a importância da coleta de lixo e exigibilidade desse direito?
  • Como responsabilizar as empresas de maneira que evite futuras poluições novamente?
  • Como introduzir hábitos sustentáveis na população adulta?
  • Como usar alternativas para diminuir o impacto causado por empresas pode ser um diferencial positivo no meio comercial?
  • Como mapear e agrupar formas alternativas para oferecer ao usuário um serviço que encaixe na sua necessidade?
  • Como administrar a logística reversa dos resíduos orgânicos?
  • Como será feito esse processo de digitalização/gamificação da gestão de resíduos sólidos?
  • Como podemos fazer a coleta seletiva ser algo divertido?
  • Como ter controle e acesso aos pontos de descarte incorreto de resíduos?
  • Como envolver as pessoas que moram em região de difícil acesso às ações de coleta seletiva?

6. Convergência: insights para o desenvolvimento de cenários futuros

Nesse capítulo será abordado a reunião de todos os dados das pesquisas realizadas pelos estagiários durante o programa onde será possível desenvolver estratégias mais assertivas voltadas para um ponto específico.

\"\"/

Faz-se necessário trazer alguns links de matérias que serviram de base para a pesquisa secundária e validação do que foi confirmado pelos estagiários até o momento. Pontos importantes que colaboraram na geração de insights.

Repositório de alguns links que serviram de base para pesquisa secundária. Para visualizar toda documentação, acessar o link do Miro no tópico Saiba Mais.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/os-problemasprovocados-pelo-lixo.htm

http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/lixo-e-falta-de-educacao-uma-combinacao-desastrosa

https://rocasales-rs.com.br/a-importancia-de-separar-os-residuos-organicos/

https://www.trilhoambiental.org/post/a-importancia-da-compostagem

https://meusucesso.com/artigos/logistica/4-exemplos-praticos-de-logistica-reversa-294/

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2021/01/06/prefeitura-de-caruaru-inicia-coleta-seletiva-nos-bairros-dacidade.ghtml

http://repositorio.sc.senac.br/handle/12345/13735

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2020/07/31/galpao-de-triagem-para-coleta-seetiva-e-inaugurado-emcaruaru.ghtml

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2021/12/prefeitura-de-caruaru-lanca-o-programarecicla-caruaru.html

https://jc.ne10.uol.com.br/economia/2021/07/13015667-lixo-de-caruaru-vira-energia-para-atender-mais-de-11-mil-unidades-da-vivo-em-pernambuco-meio-ambiente-agradece.html

https://forbes.com.br/brand-voice/2022/01/ambipar-lanca-app-para-compra-de-creditos-de-carbono-por-pessoa-fisica/

https://forbes.com.br/brand-voice/2022/01/ambipar-lanca-app-para-compra-de-creditos-de-carbono-por-pessoa-fisica/

Através da pesquisa levantada, foi pensado em produtos digitais que foram criados para resolver um problema existente entre as dores mapeadas. Baseado na navegação, interação e estética de entendimento da solução gerada pelos competidores, é recomendado coletar insights de pontos de melhoria e fraqueza, que podem ser considerados um processo importante para o desenvolvimento da solução e ter como inspiração para futuras ideias de produtos ou serviços.

\"\"/

Diante do parâmetro geral, é possível montar um recorte de público ideal para o desenvolvimento da pesquisa. Com isso os dados tomam um direcionamento mais assertivo para a construção de cenários futuros.

Ao todo, de acordo com as investigações realizada foi possível mapear 3 tipos de personas com necessidades e objetivos diferentes, onde pode ser trabalhado diversas estratégias.

\"\"/
\"\"/
\"\"/

Finalizando o primeiro momento de pesquisa, é necessário pontuar alguns insights importantes que foram coletados do formulário de pesquisa realizado pelos estagiários:

  • 68,8% das pessoas que responderam a pesquisa, demonstraram insatisfação com algum serviço de limpeza e infraestrutura de Caruaru
  • O que impede algumas pessoas de separar o lixo é o fato de todo o lixo ser misturado pela empresa que coleta nos bairros
  • Pessoas que moram em bairros mais afastados (socioeconômicos mais vulneráveis) alegaram insatisfação com o serviço público
  • Algumas pessoas moram em lugares de difícil acesso
  • Algumas pessoas citaram a falta de uma rede de coleta mais eficiente na cidade

Além dos dados e declarações de problemas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de novas propostas e cenários. Os estagiários pensaram em possíveis cenários e inovação traduzido em proposta de valor, que é um processo de definição de um produto, trazendo benefícios funcionais, emocionais e que agregam valor ao usuário.

Proposta 1:

Um aplicativo que atua como interlocutor da denúncia em pró da população caruaruense. O usuário poderá tirar fotos e gravar vídeos, relatar problemas de limpeza urbana e outros serviços públicos. O cenário ideal é que tenha ligação direta com a prefeitura.

Proposta 2:

Um aplicativo de retorno em cashback e geração de cupons, onde o usuário coleta, separa e destina seus resíduos sólidos aos centros de triagem e em troca recebe um retorno financeiro para ser utilizado em lojas parceiras.

A reunião desses dados, problemas e propostas podem ser trabalhados pelo Armazém da Criatividade a fim de prever e solucionar diversos cenários da sustentabilidade na cidade de Caruaru em parceria com o Governo, escolas, universidades, redes de TV aberta, empresas de tecnologia, empreendedores e por programas de incentivo gerado pela instituição.

\"\"/

7. Avaliação dos Squads

\"\"/

8. Avaliação da Instrutora

\"\"/
\"\"/

9. Saiba mais

Referências e links para se aprofundar na pesquisa:

O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais. Ezio Manzini, Carlo Vezzoli.

Link para o template do Miro contendo as pesquisas dos squads:

Squad 1: https://miro.com/welcomeonboard/a0JOZU9jbTgzZFJTOFVGUEYya3lkQlpCd0pCdWRGTE80bFdlQ2Z2bVh3TUkzaDdHVmtIdUViMkNUVXdjTlcyVXwzNDU4NzY0NTM0OTM0NzU3MDg4fDI=?share_link_id=668805832947

Squad 2: https://miro.com/welcomeonboard/T3NnM3NqVG03cFpka2NGbDI5U082UkVweHJhTTJ1S3JJOWdxa0tBQTRqZkNTdmIyczh3eWVNOW1tMEZIdVFxanwzNDU4NzY0NTM0OTM0NzU3MDg4fDI=?share_link_id=70554512194

https://www.becas-santander.com/pt_br/blog/o-que-e-asustentabilidade.html

https://troposlab.com/a-inovacao/#:~:text=Inova%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20explora%C3%A7%C3%A3o%20com,dos%20planos%20estrat%C3%A9gicos%20das%20empresas

https://rockcontent.com/br/blog/briefing/

BAIXE O PDF DO RELATÓRIO

Clique aqui para baixar o relatório em PDF.

Rolar para cima