Porto Digital lança Hackathon São João Sustentável

Créditos: Prefeitura de Caruaru

Executado pelo Armazém da Criatividade, programa visa promover soluções sustentáveis para problemas no âmbito do São João caruaruense

Você tem uma solução sustentável para o São João caruaruense? O Porto Digital, em parceria com a Prefeitura de Caruaru, anuncia a  chamada para o Hackathon São João Sustentável. Com o edital aberto desde a sexta-feira (19), o programa consiste na seleção de 30 participantes que irão  desenvolver projetos voltados para a solução de desafios identificados pela prefeitura no contexto dos festejos juninos. 

A ideia é que as soluções apresentadas tenham foco em inovação ou tecnologia e visem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as etapas previstas pelo edital serão viabilizadas pelo Armazém da Criatividade, unidade de negócios do Porto Digital em Caruaru. As inscrições para o Hackathon São João Sustentável são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de maio, através do endereço:

 www.sympla.com.br/hackathon-sao-joao-sustentavel__2419115

Os vencedores do programa receberão cinco horas de mentoria por projeto com um consultor contratado pelo Armazém da Criatividade que irá abordar temas como Mínimo Produto Viável, Modelo de Negócio e Estruturação de Projetos. O intuito das mentorias é ajudar as equipes a desenvolverem seus projetos de forma madura e competitiva, aumentando suas chances de aprovação em editais de recursos e fomento. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Sobre o Hackathon

O programa tem como objetivo tornar o São João de Caruaru, o maior evento popular e multicultural do Nordeste brasileiro, cada vez mais verde, solidário e sustentável. A temática escolhida busca estimular soluções criativas e com aplicabilidade em diferentes áreas, com o intuito de gerar impacto positivo e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. Algumas das proposições abordadas durante o evento, são:

  • Como podemos diminuir os resíduos deixados na festividade do São João de Caruaru, tornando o São João mais sustentável?;
  • Como podemos ampliar a geração de emprego, renda e indústria criativa durante o São João de Caruaru, por meio da sustentabilidade?;
  • Como podemos promover a cultura local e o turismo sustentável no município, além do São João?

Os participantes selecionados para o programa serão agrupados em cinco equipes, compostas por seis indivíduos. Cada equipe irá participar de uma variedade de atividades, incluindo palestras, dinâmicas e desafios eliminatórios. Ao final do programa, os grupos terão a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca avaliadora, que decidirá a solução vencedora.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo