Inauguração do Curso de Desenvolvimento de Software para Mulheres Mães | M.I.N.As

Quando pensamos nos diversos problemas que nossa atual sociedade enfrenta, muito se fala sobre a desigualdade entre homens e mulheres em algumas áreas do mercado de trabalho.

E, dentre elas, a área da Tecnologia da Informação tem a má fama de possuir pouca participação feminina.

Pensando que a indústria da tecnologia está muito aquecida, com uma grande necessidade de mão de obra qualificada, vê-se cada vez mais a necessidade em formar mulheres para ocupar esses espaços.

É nesse sentido que o Armazém da Criatividade promoveu o curso de Desenvolvimento de Software para Mulheres Mães: pensando justamente nesse público, o objetivo foi promover uma formação em desenvolvimento de software, uma das diversas áreas do universo da Tecnologia da Informação.

Realizado entre 18 de abril e 30 de maio, o curso é uma realização do programa M.I.N.As e do Armazém da Criatividade em parceria com a Colmeia Labs. E foi tudo gratuito!

As mamães tiveram a oportunidade em aprender sobre lógica da programação além de diversos tópicos nas linguagens Java e SQL.

Foram 50 vagas disponibilizadas para um público específico: mulheres acima de 35 anos com filhos.

Esse perfil foi traçado pensando na dificuldade de inserção no mercado de trabalho para que, com uma formação completa, essa barreiras possam ser superadas.

Seja como CLT ou como autônoma – o que auxilia a conciliar as múltiplas jornadas que as mulheres enfrentam – o curso foi a oportunidade perfeita para inserir as mulheres na TI e reforçar o empreendedorismo feminino.

Gostou da iniciativa? Pois então veja os conteúdos que foram oferecidos!

CONTEÚDOS DO CURSO

Dividido em dois módulos, o curso ofereceu uma formação voltada para o desenvolvimento de softwares.

Houve um cuidado especial no desenvolvimento de uma metodologia e didática próprias, de forma a não reforçar as diversas barreiras que já existem – mas, pelo contrário, para dar os instrumentos para que essas mulheres possam quebrá-las.

Tudo foi pensado para que as mulheres se sintam cada vez mais pertencentes a essa área, que lhes é de direito!

Os professores, cientes das dificuldades nesse ramo, desenvolveram um papel especial nisso tudo: além de ensinar o conteúdo, também se preocuparam no incentivo de suas alunas. Veja o depoimento do Weverton Fernandes, professor da Colmeia:

“A minha expectativa é que através desse curso a gente possa incentivar as mulheres, para que elas possam participar ainda mais do mercado de programação – que é um mercado que, infelizmente, tem uma participação maior dos homens. É importante que tenha esse incentivo pra ter esse equilíbrio no mercado”.

Confira o conteúdo programático:

> Módulo I: lógica de programação

  • O que é lógica de programação?
  • Algoritmos
  • Pseudocódigo
  • Comando de Entrada e Operadores
  • Estruturas condicionais
  • Estruturas de repetição
  • Procedimentos e Funções
  • Vetores

> Módulo II: Spring Boot (Java) e SQL

  • Conceitos básicos de orientação a objetos
  • Conceitos básicos de Java
  • Introdução ao Spring Boot
  • Configurando o ambiente do Projeto
  • Operações de CRUD
  • Introdução ao SQL com MySql
  • Integração do CRUD com o Banco de Dados

O QUE DIZEM ELAS: DEPOIMENTO DAS ALUNAS

Uma coisa é unânime: a força e a garra que essas mulheres tem em seguir nessa carreira. Veja os depoimentos inspiradores dessas mães!

“Eu to com uma expectativa muito grande. É algo que eu já tinha pensado em fazer e ter essa oportunidade tá sendo maravilhoso. E eu tenho certeza que vai ser bem proveitoso!”

Daniela Freitas

“Eu estou com uma grande expectativa porque eu queria muito conhecer aqui o AC, então eu espero um grande aprendizado, principalmente sobre essa área da tecnologia que tem crescido bastante. E que eu me apaixonei! Quero ser uma grande desenvolvedora!”

Sandra do Socorro

E O ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE? 

Além dessa grande iniciativa e dos conteúdos de qualidade, as alunas contaram com o nosso espaço do Armazém da Criatividade. Com a infraestrutura perfeita para o aprendizado, todas saíram incentivadas para seguir na carreira.

Confira os depoimentos:

“Eu nunca tinha vindo aqui, mas já tinha escutado falar. Meu filho já veio com a escola… Eu já tinha até me programado para vir, para trazer meus filhos para conhecerem. E ele não tinha tido a oportunidade de vir, mas eu estou achando maravilhoso”

Daniela Freitas

“Eu to muito feliz porque quando fiz a graduação aqui na .. não tinha essa toda essa estrutura, realmente faltava bastante quando fiz Sistema da Informação aqui. E estar aqui pela primeira vez, é algo que você fica realmente maravilhado com toda essa estrutura e essa oportunidade que temos de poder desenvolver e aprender aqui dentro. Eu realmente estou muito feliz!” 

Weverton Fernandes

“O AC me surpreendeu! É lindo, é maravilhoso, é criativo, colorido e cheio de energias maravilhosas. Então eu gostaria muito de fazer parte um dia desse time!”

Sandra do Socorro

E aí? O que vocês acharam?

Fiquem ligados e nos acompanhem nas redes, pois iniciativas como esse sempre acontecem pelo Armazém da Criatividade!

Rolar para cima
Pular para o conteúdo