HackaMINAS impulsiona soluções contra violência de gênero

O HackaMINAs, maratona de prototipação voltada para desenvolvimento de projetos na temática dos desafios enfrentados por mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, está com inscrições abertas. As atividades, que serão realizadas entre os dias 27 e 28 de março, acontecerão no Armazém da Criatividade, unidade do Porto Digital em Caruaru. Nesta edição, o edital – direcionado para mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ – prevê a seleção de 30 participantes, todas maiores de 18 anos no momento da inscrição e sem distinção de área de atuação. 

As pessoas contempladas serão alocadas em equipes compostas por: 

  • 2 pessoas desenvolvedoras – Que tem experiência e/ou interesse em desenvolvimento de software, alguma linguagem de programação e conhecimentos afins; 
  • 1 pessoa designer – Que tem interesse e/ou experiência em prototipagem de produtos/serviços, design visual, processos de design thinking, experiência do usuário, design de interfaces; 
  • 1 Pessoa de Negócios – Que tem interesse e/ou experiência em gestão administrativa-financeira, marketing, modelo de negócios, empreendedorismo;
  • 1 Pessoa de Produto/Gestão – Aquela que tem interesse e/ou experiência em desenvolvimento de produtos, metodologias ágeis, ideação de soluções.

Realizada a partir do programa de equidade de gênero do Porto Digital, Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (M.I.N.As), a iniciativa – que conta com o fomento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI) Secretaria da Mulheres (SEMU) e o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Elma Novaes (NUGEN) – surge como uma oportunidade para o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem contribuir para a superação de violências de gênero. 

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 150 casos de violência doméstica e de gênero são registrados por dia em Pernambuco e conforme dados publicados no portal da Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a outubro do ano de 2024, foram registrados 44.796 casos de violência doméstica no estado.

Confira o cronograma da iniciativa: 

  • Lançamento do edital com convocatória de participantes – 11 de fevereiro;
  • Período de inscrições – de 11 de fevereiro a 16 de março;
  • Período de análise das inscrições – 17 de março;
  • Divulgação do resultado dos participantes selecionados – 19 de março;
  • Prazo para confirmar participação – de 20 a 21 de março;
  • Remanejamento de participantes – 22 de março;
  • Inclusão dos participantes no grupo oficial – de 20 a 22 de março;
  • Atividades – 27 e 28 de março;

Rolar para cima
Ir para o conteúdo
Armazém da Criatividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.