Com o tema Mulheres Invisíveis, obras foram realizadas pelas participantes do programa
O Porto Digital, através da sua unidade em Caruaru, o Armazém da Criatividade, realiza evento de encerramento do programa M.I.N.As na Produção – projeto de formação audiovisual voltado para produtoras culturais do Agreste Pernambucano. A iniciativa acontece neste sábado (30), das 9h às 15h, no showroom do Armazém da Criatividade e promove a exibição de projetos audiovisuais desenvolvidos durante o programa, com o tema “Mulheres Invisíveis”. O objetivo do evento é promover reflexões e inspirações, através das obras audiovisuais, desenvolvidas pelas participantes.
Momento de mentoria do Programa M.I.N.As na Produção (Imagem: W2D Comunicação)
Neste ano, o programa ofertou 35 vagas e contou com um módulo de formação híbrido, com aulas presenciais e on-line. As aulas totalizaram um período de três meses de duração com um conteúdo programático dividido em módulos como: Introdução ao Audiovisual, Elementos de Produção, Roteiro e Storyboard, Direção e Produção, Cinematografia e Iluminação, Edição de Vídeo, Som e Trilha Sonora, Distribuição e Promoção e Produção do Projeto Final.
O Filmmaker, diretor e empresário Antonio Vasconcelos foi o responsável por ministrar todo o processo de formação. Para ele: “Poder compartilhar os conhecimentos que a gente aplica no dia a dia com esse grupo de mulheres foi com certeza uma grande experiência. Além de ser uma forma de poder ver o audiovisual com outro olhar, dessa vez teórico e entender melhor tudo o que a gente faz tão naturalmente no dia a dia. Pensar as aulas e poder dividir a prática com essa turma de mulheres certamente me mostrou o quanto eu me divirto produzindo e ensinando.”, declara.
Já a realizadora audiovisual, estudante de Comunicação Social e participante do projeto, Ingrid Gonçalves, afirma que: “Ser mulher no audiovisual já é um ato de resistência, em um mercado que ainda é predominantemente masculino. Produzir e contar histórias ao lado de mulheres fortes e talentosas torna essa experiência ainda mais significativa. O M.I.N.As na Produção foi uma oportunidade de fortalecer nossas vozes e narrativas dentro desse espaço”.
Sobre o Armazém da Criatividade
Há oito anos atuando em Caruaru, o Armazém da Criatividade é um dos principais agentes no impacto do ecossistema empreendedor e criativo da cidade. Através de seus programas nos eixos de Empreendedorismo, Inovação Aberta e Equidade de Gênero, a organização atua para oportunizar pessoas a empreender, se qualificar e utilizar a estrutura laboratorial que fazem o Armazém da Criatividade. Além disso, a instituição conta com as comunidades Rede AC e Somos Minas, que juntas somam mais de 400 pessoas e fortalecem o ecossistema de inovação do Agreste pernambucano.
Sobre o Porto Digital
Há mais de 23 anos, o Porto Digital é reconhecido como um dos principais parques tecnológicos e centros de inovação da América Latina. Localizado na área central do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. O parque atualmente conta com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 400 empresas, gerando um faturamento anual de 5,4 bilhões de reais. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Goiás e Europa.