Nesta segunda-feira (15), o Porto Digital em Caruaru, através do Armazém da Criatividade, deu início a mais uma turma do programa de estágio em inovação aberta, o Observatório do Amanhã. No primeiro dia de atividades, os estagiários – que formam uma equipe multidisciplinar – foram apresentados aos desafios e as metodologias que serão abordados no decorrer do projeto, além de conhecerem a estrutura e equipe de suporte do Armazém da Criatividade. A iniciativa é uma oportunidade única para estudantes que desejam mergulhar em um ambiente dinâmico e inovador, contribuindo para projetos significativos enquanto desenvolvem habilidades essenciais para suas carreiras.
Em atividade desde o 2º semestre de 2021, o Observatório tem por objetivo, fornecer e ampliar perspectivas de mercado – fundamentadas em análise de dados – e realizar previsões de cenários e macrotendências para antecipação de comportamentos. A equipe selecionada coleta, filtra, debate e traduz informações e contextos contemporâneos do mercado local. Nesta edição, o programa contemplou a participação de 10 estudantes universitários, entre eles, 6 estagiários em ciência da computação, sistemas da informação, engenharia da computação, engenharia de software, análise e desenvolvimento de sistemas e 4 estagiários de áreas multidisciplinares.
Em sua estrutura, o programa de estágio é dividido em três módulos:
- Coleta de dados: Fase em que os estagiários realizam o levantamento de dados e registros on-line (net hunting) e off-line (pesquisas de campo) com o apoio de uma rede de colaboradores locais e parceiros convidados;
- Processamento e análise exploratória: Fase em que os estagiários executam análises direcionadas para a construção de cenários prospectivos estratégicos e soluções para as demandas apresentadas e análises cruzadas que levam em consideração os contextos atuais de economia, sociedade, tecnologia e inovação;
- Inferências e briefings de inovação: Fase de elaboração dos briefings de inovação pensados para a realidade local.
Com encontros presenciais e diários, a imersão em inovação tem um período de cinco meses de duração, indo de julho até novembro de 2024, momento em que todas as soluções mapeadas serão apresentadas ao público.