Inovação Aberta

O que é inovaçõa aberta?

Inovação aberta é a colaboração entre empresas, universidades, startups e outros atores para gerar novas ideias e soluções.

Um modelo de gestão que busca aproveitar o conhecimento e as habilidades de diferentes fontes para impulsionar a inovação.

A inovação aberta pode trazer diversos benefícios para o ecossistema, como:

Acelerar o processo de inovação

reduzir custos

Aumentar o alcance de merdaco

Melhorar a competitividade

Como fazemos inovação aberta no Armazém da Criatividade?

Desafios de sustentabilidade

Em parceria com instituições de ensino, o programa estimula a identificação de soluções sustentáveis e escaláveis para a elaboração de projetos inovadores. É dividido em dois eixos: Pesquisa de Extensão e Disciplinas. Cada proposta contará com um ou mais professores orientadores e poderá envolver alunos de forma individual ou em grupo.

Observatório do amanhã

Tem por objetivo identificar e mapear movimentos emergentes na sociedade e nos negócios que tenham potencial de transformação para práticas inovadoras. O projeto engloba a realização de pesquisas e análises com direcionamento para a prospecção, levantando informações que possibilitem a melhor compreensão das dinâmicas dos agentes envolvidos (consumidores, negócios, redes, cidades…).

Ciclo de Inovação aberta

Tem como objetivo, identificar desafios enfrentados pelas indústrias locais. A iniciativa visa trazer startups inovadoras para resolver essas problemáticas, facilitando o processo por meio de Provas de Conceito (POCs) e estabelecendo uma sinergia entre as empresas e as startups. O principal objetivo é envolver ativamente a comunidade de inovação na criação de soluções tecnológicas inovadoras que possam abordar de maneira eficaz os desafios identificados.

.GOV + Dotlab

O programa visa identificar problemas enfrentados pelo governo (municipal ou estadual). Os estudantes participantes, que passarão por treinamentos pelo Dotlab em análise de dados, visualização de dados, aprendizado de máquina e pitch, desenvolverão soluções para esses problemas, com o objetivo de melhorar e otimizar processos na esfera governamental.

Desafio Criativo MMA – Moda, Música e Audiovisual

O desafio se concentra no planejamento e execução criativa de projetos originais nos segmentos de Moda, Design, Música, Fotografia e Audiovisual.

editais

Rolar para cima
Pular para o conteúdo